Uma dessas primeiras expedições (chamadas quase sempre, quando em grupos,de missões) foi liderada pelo príncipe alemão Maximilian von wied, entre 1815 e 1817.Além de importante legado botânico e linguístico,essa expedição nos deixou um grande acervo etnográfico,tendo registrado diversos aspectos da vida de povos indígenas como os Puri,os botocudo e os pataxó . A vida dos escravos e o cotidiano da sociedade foram representados pelo pintor francês Jean baptiste Debret , que chegou ao Rio de janeiro em 1816 com outros artistas franceses, entre os quais o também pintor Nicolas Antoine Taunay, para fundar uma escola de artes no Brasil .
Outra missão importante, de origem austríaca chegou em 1817.Essa missão acompanhava a arquiduquesa da Áustria,Maria Leopoldina habsburgo casada por procuração com o príncipe dom Pedro (futuro Dom Pedro I) ,filho de dom João e dona Carlota Joaquina .
Entre os integrantes da expedição estavam o zoólogo Johann von spix e o botânico Karl von Martius .Durante três anos eles percorreram mais de 20 mil quilômetros,registrando informações sobre a fauna e a flora do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário